Problemáticas dos espaços de formação docente: o liso, o estriado e a poética da história<br>Discussing spaces for teachers: the smooth, the striated and history<br>Discusión de los espacios para la formación del profesorado: liso, estriado y la historia

Autores

  • Claércio Ivan Schneider (UNICENTRO) UNICENTRO/Irati

Palavras-chave:

Ensino, Formação docente, História

Resumo

Neste texto em particular, colocam-se em evidência os papéis formativos dos sujeitos no campo educacional, objetivando problematizar os espaços que intermedeiam a relação entre a formação docente e as perspectivas do ensino de História. Compreendendo variáveis que implicam direta e indiretamente na formação dos docentes em História.

Abstract
This text  highlights the formative roles of individuals in the educational field. It aims to discuss the spaces that mediate the relationship between teacher education and the prospects of teaching History, taking into consideration the variables that directly or indirectly involve the training of History teachers.
Keywords: education; teacher education; History

Resumen
Este texto en particular, pone de relieve el papel de formación de las personas en el ámbito educativo, con el objetivo de discutir los espacios que medían la relación entre la educación y las perspectivas de formación docente y la enseñanza de Historia. Entender las variables que directa o indirectamente implican en la formación de maestros en la historia.
Palabras clave: educación; la formación docente; Historia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claércio Ivan Schneider (UNICENTRO), UNICENTRO/Irati

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO. Graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE(1998), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2001) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2009). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, principalmente nas seguintes áreas: História Cultural; História e Literatura; História do Paraná; Estágios Supervisionados. Atualmente pesquisa crônicas de Machado de Assis, com ênfase na análise do discurso trágico-histórico.

Downloads

Publicado

2014-05-26

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier