A gramática de Andrés Bello: uma gramática para uma comunidade imaginada
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v39i1.10354Palavras-chave:
História das Ideias Linguísticas. Instrumentos linguísticos. Andrés Bello.Resumo
Este trabalho trata do tema da gramática, compreendida como um instrumento linguístico, e sua relação com a língua. O objetivo é entender, na Gramática de la lengua castellana destinada al uso de los americanos (1847), do venezuelano Andrés Bello, a escolha do autor pela expressão “lengua castellana” e não “lengua española” e saber o que significa “destinada al uso de los americanos”. Para isso, a análise recairá sobre a materialidade linguístico-discursiva que é o título da obra. Como orientação teórica, serão mobilizadas noções da História das Ideias Linguísticas e dos Estudos Enunciativos. O autor recusa o termo “Língua Espanhola” porque é uma denominação posterior e, por isso, imprópria. Também muito lembrava a metrópole, da qual as nações independentes queriam se afastar. Essa língua é da “gente educada”, baseada nos grandes autores de literatura e a que merece ser ensinada e aprendida. Isso contribuiria para a formação da identidade nacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.