PLURALIZAÇÃO DE “NOMES ABSTRATOS” - UM CASO DE CONCORDÂNCIA SEMÂNTICA?
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v25i1.130Resumo
Este texto expõe resultado parcial de uma investigação que focaliza, em perspectiva discursiva, as tendências no uso escrito formal do português brasileiro e suas implicações normativas. Este trabalho se refere apenas ao tratamento de um caso de “concordância semântica”: a pluralização de nomes abstratos.
Palavras-chave: português brasileiro; tendências; escrita formal; concordância semântica
This text presents a partial result of an investigation pointing out, on discursive views, the tendencies in the formal written use of Brazilian Portuguese and its normative implications. This paper just refers to the treatment of a “semantic accord” case: the pluralization of abstract noums.
Key words: Brazilian Portuguese; tendencies; formal written language; semantic agreement
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.