UM RELATO DE SI EM ESSE CABELO, DE DJAIMILIA PEREIRA DE ALMEIDA: O CORPO COMO OBJETO DE VIOLÊNCIA ÉTICA
Resumo
No presente trabalho, analisaremos a obra Esse Cabelo (2015), da escritora angolana Djaimilia Pereira de Almeida, à luz das categorias propostas por Butler (2015) no que se refere ao ato de relatar a si. Situaremos a obra no contexto da escrita de si e do relato de si, discutindo as noções de autoria colocadas por Focault (2001). Discorreremos sobre a transmutação da estética em moral, demonstrando como essa metamorfose se manifesta na obra analisada, e ainda verificando de que forma o corpo, enquanto objeto de padrões estéticos, pode se tornar vítima da violência ética. Trabalharemos a hipótese de que esse corpo negro, entendido como ferramenta política de compreensão do mundo, é um potencial objeto da violência descrita por Butler, à medida que também se submete às pretensões morais da universalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.