DÊIXIS: DA VISÃO CLÁSSICA À PERSPECTIVA DA REFERENCIAÇÃO
Resumo
Desde as discussões clássicas sobre os estudos da linguagem humana até o contexto da concepção de Referenciação em Linguística de Texto, a função de “apontar” conferida aos dêiticos desperta investigações sobre o que de fato é dêixis. Objetivamos discutir definições de dêixis no âmbito dos estudos da linguagem humana consignando-a a dinâmica da comunicação e pretensões dos actantes. Nesse intento, a partir de uma pesquisa bibliográfica, debruçamo-nos sobre trabalhos fundamentados na concepção de Referenciação processo cognitivo e sociodiscursivo, donde destacamos as contribuições de autores, como: Cavalcante (2000, 2012), Cruz (2011), Fiorin (2011), Ciulla e Martins (2017) Ciulla (2018), Leal (2015), dentre outros autores, que retomam, discutem e aprofundam noções sobre dêixis. A pesquisa revelou-nos que a relação de deiticidade ou função dêitica é estabelecida na e pela dinâmica da interação. Esperamos contribuir para a ampliação e entendimento das noções definidoras de dêixis nos estudos contemporâneos da linguagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.