DAVID FOSTER WALLACE E FRANZ KAFKA EM DIÁLOGO: UMA INTRODUÇÃO
Resumo
O presente artigo busca analisar comparativamente momentos e formas presentes em algumas obras de David Foster Wallace e Franz Kafka, especialmente Graça infinita e A metamorfose. Para esta análise, selecionamos textos críticos de e sobre os autores escolhidos, bem como outras obras que possam dialogar com os temas evocados. Os tópicos escolhidos para a comparação foram a questão do humor, que Wallace analisa em Kafka e que podemos perceber no primeiro. O ensaio de Wallace sobre Kafka, neste sentido, servirá de base para esclarecer a ambos, já que Wallace aponta aquilo que lhe pareceu relevante, a saber: o humor literal de Kafka. Também a questão paterna, bem como os traumas dela derivados, mereceram nossa atenção. Assim, almejamos aproximar os autores de modo a ampliar e aclarar ambos e suas relações com o próprio fazer literário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.