TENSÕES DIASPÓRICAS EM THE MUSEUM (2001), DE LEILA ABOULELA

Autores

  • Helliane Christine Oliveira Corrêa Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Thomas Bonnici Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v29i1.170

Resumo

A diáspora transnacional moderna e as tensões por ela causadas constituem um dos temas mais importantes da literatura pós-colonial em língua inglesa. O conto “The Museum”, da sudanesa radicada na Inglaterra Leila Aboulela, revela o relacionamento diaspórico e conflituoso entre o “colonizador” e o “colonizado” através das teorias de Ashcroft, Hall, Spivak e Brah referente à diáspora, identidade e subjetividade. Os resultados mostram que o sujeito colonial, quando em diáspora, resiste à perda de sua identidade, evoca imagens de sua cultura para rechaçar o neocolonialismo e revela sua subjetividade e agência.

 

Palavras-chave: Literatura pós-colonial. Diáspora. Subjetividade. Dupla colonização.

 

Modern transnational diaspora and its tensions are one of the most important themes in post-colonial literature in English. The short story “The Museum” by Leila Aboulela, a Sudanese author currently living in England, reveals the diasporic and conflicting relationship between the “colonizer” and the “colonized” through the theories propounded by Ashcroft, Hall, Spivak and Brah on diaspora, identity and subjectivity. Results show that the colonial subject in diaspora resists attempts against her identity, imaginatively returns to her culture against neocolonialism and reveals her subjectivity and agency in the process.

 

Key words: Post-colonial literature. Diaspora. Subjectivity. Double colonization.

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Publicado

2009-04-30

Edição

Seção

Artigos Tema Livre