REFLEXOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS REDAÇÕES DO VESTIBULAR: CONSIDERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Este artigo é resultado de um trabalho que investiga a relação entre os textos dos aprovados em Letras com a proposta de redação do vestibular 2014 da Universidade Federal da Grande Dourados, composta pelo tema e por fragmentos de textos motivacionais. Valemo-nos da concepção de linguagem dialógica de Bakhtin (2014 [1929]), da heterogeneidade constitutiva da escrita de Corrêa (2004) e das práticas de letramento de Street (2006), para propor quatro categorias de análise de dados (colcha de retalhos, transcrição reflexiva, reflexão crítica e acréscimo de novos elementos). Os dados analisados qualitativamente são reveladores de uma rede dialógica entre escreventes e suas práticas sociais, indicando que modelos escolares de “boa escrita” mediados por experiências de tradição extraescolar resultam em posicionamentos críticos. Ao conhecer melhor o estudante ingresso na Licenciatura, os indícios deixados na escrita fornecem subsídios para que os formadores (re)planejem o próprio modo de conduzir a produção de gêneros acadêmicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.