REFLEXOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS REDAÇÕES DO VESTIBULAR: CONSIDERAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Lucio Correa Carvalho Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Edilaine Buin Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

Este artigo é resultado de um trabalho que investiga a relação entre os textos dos aprovados em Letras com a proposta de redação do vestibular 2014 da Universidade Federal da Grande Dourados, composta pelo tema e por fragmentos de textos motivacionais. Valemo-nos da concepção de linguagem dialógica de Bakhtin (2014 [1929]), da heterogeneidade constitutiva da escrita de Corrêa (2004) e das práticas de letramento de Street (2006), para propor quatro categorias de análise de dados (colcha de retalhos, transcrição reflexiva, reflexão crítica e acréscimo de novos elementos). Os dados analisados qualitativamente são reveladores de uma rede dialógica entre escreventes e suas práticas sociais, indicando que modelos escolares de “boa escrita” mediados por experiências de tradição extraescolar resultam em posicionamentos críticos. Ao conhecer melhor o estudante ingresso na Licenciatura, os indícios deixados na escrita fornecem subsídios para que os formadores (re)planejem o próprio modo de conduzir a produção de gêneros acadêmicos.

Biografia do Autor

Lucio Correa Carvalho, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduado em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestrando na mesma universidade.

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Publicado

2022-07-19

Edição

Seção

Artigos Tema Livre