BILDUNGSROMAN E ROAD NOVEL: APROPRIAÇÕES DO ROMANCE FEMININO CONTEMPORÂNEO

Autores

Resumo

O romance é uma forma de expressão tradicionalmente masculina e representativa do mundo burguês. Alguns subgêneros como o bildungsroman e road novel carregam, em seus primórdios, a força dessa tradição, mas não sem serem atualmente amplamente revisitados pela crítica literária, e, o que o torna ainda mais interessante, por autoras que escrevem romances que podem ser definidos como bilgungsroman ou road novel. Assim, o objetivo do presente artigo é observar a apropriação que as autoras fazem de gêneros de autoria tipicamente masculina, e tem como foco de análise o modo como os romances A tecelã de sonhos (2008), de Ângela Dutra de Menezes e Todos nós adorávamos caubóis (2013), de Carol Bensimon, podem ser classificados como bindungsroman e road novel, respectivamente.

Biografia do Autor

Mirian Cardoso da Silva, Universidade Estadual de Maringá

É doutoranda e mestra em Letras, área de concentração Estudos Literários, na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Fez especialização em Estudos Literários na UNESPAR/Campus de Campo Mourão; Atualmente participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC (UNESPAR); Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (UNB) e Literatura de Autoria Feminina Brasileira - LAFEB (UEM). Possui pesquisas científicas publicadas sobre literatura de autoria feminina, estudo de gênero, representações identitárias e personagens femininas.

Wilma dos Santos Coqueiro, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1997) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2003). É Doutora em Letras/área de concentração em Estudos Literários, na linha de pesquisa Literatura e construção de identidades, orientação da professora Lúcia Osana Zolin, na Universidade Estadual de Maringá. Também é professora adjunta da Unespar/campus de Campo Mourão, atuando principalmente nos seguintes, temas: Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura de Autoria feminina e Literatura e Ensino. Foi coordenadora do curso Letras Português/Inglês,de fevereiro de 2016 a fevereiro de 2018. Coordenadora do NERG (Núcleo de Relações de Gênero), do campus de Campo Mourão, de 2019 ao período atual. O projeto de Tide desenvolvido na Unespar/campus de Campo Mourão tem como temática A Ficção Brasileira de Autoria Feminina do século XXI: vertentes e temáticas. Integra como pesquisadora o Grupo de Pesquisa Diálogos Literários e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC, ambos da UNESPAR/Campus de Campo Mourão e o Grupo de Pesquisa LAFEB, da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2022-11-12

Edição

Seção

Artigos Tema Livre