A ARGUMENTATIVIDADE EM TEXTOS DA ESFERA JORNALÍSTICA: UMA ANÁLISE DO GÊNERO COMENTÁRIO DE LEITOR

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em apresentar uma análise do gênero comentário de leitor, em site jornalístico, observando de que forma o produtor do texto constrói discursivamente a argumentatividade revelada por meio de alguns elementos interacionais, dialógicos e estilísticos dos enunciados. Para tanto, teórica e metodologicamente, seguimos os postulados de Bakhtin (2016), Rojo (2005), Rodrigues (2005) e Amossy (2018). Os resultados evidenciam que os argumentos são construídos na interação entre o enunciador e seus interlocutores, que não participam face a face da comunicação, mas exercem um papel relevante nas escolhas realizadas pelo locutor. Destacamos o olhar sobre a esfera jornalística como reguladora das relações e da força argumentativa dos enunciados, que compõem o horizonte temático-discursivo do jornal, assim como as relações dialógicas com outros gêneros publicados no site, que contribuem para a orientação valorativa dos comentários de leitor.

Downloads

Biografia do Autor

Maria José Fernandes da Silva Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros/RN/Brasil. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN – Currais Novos/RN). Professora de Língua Portuguesa do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

Edmar Peixoto de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas (DLV), da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN – Mossoró/RN). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras/UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros/RN/Brasil.

Érika de Sá Marinho Albuquerque , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros/RN/Brasil. Mestra em Direito, pela Universidade Católica de Pernambuco. Integrante da Equipe de Trabalho Remoto da Advocacia Geral da União. Professora de Direito da Universidade Vale do Salgado/CE.

Downloads

Publicado

2021-10-03

Edição

Seção

Artigos Tema Livre