A ELEGIA À AMIZADE DO PADRE CALDAS, UM PONTO FORA DA CURVA
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar como a Elegia à amizade, poema publicada por Antônio Pereira de Sousa Caldas em 1821, se destaca do longo panorama de elegias escritas em língua portuguesa entre os séculos XVI e XVIII pela atípica abordagem de um tema estranho ao que se convencionou chamar “poesia elegíaca” na modernidade. Para tanto, divido meu argumento em duas partes: na primeira, traço um breve percurso das transformações sofridas pelas elegias de língua portuguesa até o momento em que a obra de Sousa Caldas foi publicada. Na segunda, me debruço sobre a própria Elegia à amizade com o fim de destacar suas características excepcionais e os pontos em que dialoga com as tradições latina e vernacular.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.