VIOLÊNCIA LINGUÍSTICA CONTRA GÊNERO LGBTQI+: ENTEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO SEXOPOLÍTICO
Resumo
A partir da concepção de língua como fenômeno social, este trabalho aborda a violência linguística contra gênero LGBTQI+, tendo, como corpus analítico, notícia de 10 de novembro de 2020, veiculada pelo portal eletrônico G1.com, na qual o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, classifica o Brasil como “um país de maricas”. Nosso percurso teórico-metodológico se baseia na visão performativa da linguagem (AUSTIN, 1990), de que forma as relações de gênero se dão (BUTLER, 1997, 2003; PRECIADO, 2011; LOURO, 2000), como a violência linguística se estabelece na linguagem (SILVA; ALENCAR, 2014, 2013) e de que maneira se dá a entextualização (BAUMAN; BRIGGS, 2006), via pistas indexais da ordem da referenciação, predicação e modalização epistêmica (SILVERSTEIN, 2003; WHORTHAM, 2001). E por esta análise a heteronormatividade é essencializada, expurgando sujeitos LGBTQI+s.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.