VIOLÊNCIA LINGUÍSTICA CONTRA GÊNERO LGBTQI+: ENTEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO SEXOPOLÍTICO

Autores

Resumo

A partir da concepção de língua como fenômeno social, este trabalho aborda a violência linguística contra gênero LGBTQI+, tendo, como corpus analítico, notícia de 10 de novembro de 2020, veiculada pelo portal eletrônico G1.com, na qual o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, classifica o Brasil como “um país de maricas”. Nosso percurso teórico-metodológico se baseia na visão performativa da linguagem (AUSTIN, 1990), de que forma as relações de gênero se dão (BUTLER, 1997, 2003; PRECIADO, 2011; LOURO, 2000), como a violência linguística se estabelece na linguagem (SILVA; ALENCAR, 2014, 2013) e de que maneira se dá a entextualização (BAUMAN; BRIGGS, 2006), via pistas indexais da ordem da referenciação, predicação e modalização epistêmica (SILVERSTEIN, 2003; WHORTHAM, 2001). E por esta análise a heteronormatividade é essencializada, expurgando sujeitos LGBTQI+s.

Biografia do Autor

Dina Maria Martins Ferreira, UECE _ Universidade Estadual do Ceará

Profa. Dra. Dina Maria Martins Ferreira (nome de autoria); Dina Maria Machado André Martins Ferreira, Lattes:   http://lattes.cnpq.br/3056318729875145

2º pós-doutorado, em Ciências Sociais, pela Université Paris V, Sorbonne, em co-tutoria em Estudos da Linguagem, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2009-2010); 1º pós-doutorado em Pragmática, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2002-2003); doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995); mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Pesquisadora do Centro de Atualidades e Cotidiano da Université Paris V, Sorbonne. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará. Autora de 5 livros, organização de 5 livros, capítulo de livros, artigos nacionais e internacionais, em torno de 80. Foi auditora do MEC; Coordenadora de grupo de pesquisa na UECE e co-coordenadora de grupo de pesquisa na UNICAMP; parecerista de várias revistas ,em torno de 20 revistas e parecerista ad hoc da FAPESP e do MEC .  

Ivonildo da Silva Reis, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Letras (Português/Literatura) e Mestre em Letras, com área de concentração em Linguagens e Letramentos, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutorando em Linguística Aplicada pela UECE. É professor efetivo da rede estadual do Ceará, com atuação no Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2021-10-25

Edição

Seção

Artigos Tema Livre