PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA ESPANHOLA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO NO PROJETO CASAS DE CULTURA NO CAMPUS
Resumo
Esta investigação se propôs a trabalhar com o desenvolvimento da criticidade dos alunos a partir de sequências didáticas de leitura, discussão oral e produção escrita no idioma espanhol. Como pressupostos teóricos, apoiamo-nos nos estudos da escrita como processo (BROKES; GRUNDY, 1988; MADRIGAL ABARCA, 2008; FLOWER; HAYES, 1981; 1996) e nas teorias relacionadas ao Letramento crítico (JANKS, 2016; MATTOS; VALÉRIO, 2010; SANTOS; IFA, 2013). O estudo teve como base metodológico a pesquisa narrativa (ARAGÃO, 2008; CLANDININ; CONNELLY, 2011; SAHAGOFF, 2015), na qual atuamos como professores/pesquisadores e analisamos tanto o desenvolvimento dos alunos, no que diz respeito ao conhecimento da língua, a argumentação e criticidade, quanto o nosso próprio desenvolvimento. Este trabalho demonstrou que o ensino pode ir além do foco gramatical e caminhar em direção a uma proposta mais discursiva que possibilite a formação cidadã, crítica e reflexiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.