PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA ESPANHOLA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO NO PROJETO CASAS DE CULTURA NO CAMPUS

Autores

  • Andrey Ronald Monteiro da Silva
  • Flávia Colen Meniconi UFAL
  • Sérgio Ifa

Resumo

Esta investigação se propôs a trabalhar com o desenvolvimento da criticidade dos alunos a partir de sequências didáticas de leitura, discussão oral e produção escrita no idioma espanhol. Como pressupostos teóricos, apoiamo-nos nos estudos da escrita como processo (BROKES; GRUNDY, 1988; MADRIGAL ABARCA, 2008; FLOWER; HAYES, 1981; 1996) e nas teorias relacionadas ao Letramento crítico (JANKS, 2016; MATTOS; VALÉRIO, 2010; SANTOS; IFA, 2013). O estudo teve como base metodológico a pesquisa narrativa (ARAGÃO, 2008; CLANDININ; CONNELLY, 2011; SAHAGOFF, 2015), na qual atuamos como professores/pesquisadores e analisamos tanto o desenvolvimento dos alunos, no que diz respeito ao conhecimento da língua, a argumentação e criticidade, quanto o nosso próprio desenvolvimento. Este trabalho demonstrou que o ensino pode ir além do foco gramatical e caminhar em direção a uma proposta mais discursiva que possibilite a formação cidadã, crítica e reflexiva.

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Publicado

2021-10-28

Edição

Seção

Artigos Tema Livre