A LEITURA EM VOZ ALTA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Resumo
Este artigo propõe verificar como a leitura em voz alta constitui-se uma prática necessária ao ensino e à aprendizagem, em diferentes práticas discursivas nas aulas de Língua Portuguesa. Para isso, recorre-se a um estudo teórico, de base bibliográfica, sedimentado na pesquisa qualitativa, para evidenciar como a prática da leitura em voz alta pode tornar-se uma aliada ao professor, não somente para sinalizar pontos que precisam melhorar, mas para contribuir com o desenvolvimento de habilidades específicas à leitura, compreensão e, por extensão, à oralidade e à produção de textos. Como resultado, percebeu-se que a prática da leitura em voz alta na sala de aula é uma atividade necessária e sua contribuição extremamente importante para a leitura e compreensão, oralidade, produção e revisão textual, além de servir como sinalizadora para detectar problemas relacionados à decodificação, à fluência da leitura e à compreensão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.