A (IN)VISIBILIDADE DAS IDENTIDADES NEGRAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE INTERCULTURAL DE SABERES EM CIRCULAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Autores

Resumo

Este artigo discute os princípios ideológicos e socioculturais que orientam as práticas de ensino de línguas em dois livros de português (língua materna e língua adicional) a fim de analisar como a linguagem contribui para a construção de identidades sociais. Os conceitos de interculturalidade (WASH, 2009), construção identitária (HALL, 2007; GOMES, 2003) e interseccionalidade (CRENSHAW, 2002; AKOTIRENE, 2019) subsidiaram a comparação entre os livros didáticos e possibilitaram observar como o racismo estrutural da sociedade brasileira está representado em cada um deles. Com base em uma pesquisa documental, de cunho interpretativista, constituiu-se um corpus com textos, imagens e atividades que tematizaram a identidade negra (GOMES, 2003) nas duas obras. Os resultados mostram que as identidades negras possuem espaço restrito em ambos os livros, contribuindo para a manutenção da invisibilidade das identidades negras, e que apenas o livro destinado aos estrangeiros apresenta pessoas negras em situação de ascensão social. Isso nos inquieta a encontrar alternativas para discutir a diversidade que caracteriza a sociedade brasileira na escola.

Biografia do Autor

Jakelliny Almeida Santos, Universidade Federal de Sergipe

Acadêmica em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa DInterLin (Diálogos Interculturais e Linguísticos).

Downloads

Publicado

2023-03-24

Edição

Seção

Artigos Tema Livre