“NÃO É OBESIDADE. É ESCRAVIDÃO”: GESTÃO E INTERAÇÃO DE PONTOS DE VISTA SOBRE FATORES DE COMORBIDADE DA COVID-19
Resumo
Em tempos de pandemia decorrente do novo coronavírus, há uma intensa produção de discursos que colocam em cena saberes sobre a doença e as pessoas contagiadas. Reiterados discursos têm produzido a forte ligação entre o COVID e a obesidade como um dos principais fatores de comorbidade para a doença. No entanto, em um número bem menor e pouco circuladas, representações que problematizam isso são promovidas apontando a gordofobia e trazendo questões raciais para as comorbidades. O presente artigo tem como objetivo, então, analisar discursivamente, a partir de teorias enunciativas, a gestão e hierarquização de pontos de vista do artigo de opinião “Não é obesidade. É escravidão.” do RioOnWatch. Os resultados apontam para a forma antiorientada de pontos de vistas que legitimam a obesidade como fator de risco a fim de desconstruí-los e ao mesmo tempo destacar que essa narrativa distrai o principal fator de comorbidade da COVID 19: a raça.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.