GEOMETRIA DO PODER: REGULAÇÃO DE PRÁTICAS DE LEITURA DO SÉCULO XIX
Resumo
Os discursos sobre práticas de leitura no século XIX dividiram-se entre detratores e defensores do romance, em uma época de grande popularização do gênero, por meio da publicação em jornais. Entre as figuras envolvidas, a Igreja Católica e a Maçonaria estiveram em destaque, publicando artigos opinativos sobre o tema, rechaçando, por um lado, a leitura de determinados autores, e, por outro, recomendando as leituras moralizantes. Em um período de transformações políticas e sociais, a pauta sobre práticas de leitura em destaque nestes jornais chama a atenção. Nesse contexto, o presente trabalho pretende analisar, por meio dos preceitos teóricos de Stuart Hall, acerca da centralidade da cultura, as motivações do posicionamento crítico sobre o romance em dois jornais doutrinários, A Cruz (1861), jornal católico, e A Família (1872), periódico maçônico, ambos publicados no Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.