A CONQUISTA DO ESPAÇO: AS RELAÇÕES LITERÁRIAS DE CYRO MARTINS COM A LIVRARIA DO GLOBO ENTRE 1933-1945
Resumo
Este artigo investiga as relações literárias entre o escritor Cyro Martins (1908-1995) e a Livraria do Globo, de Porto Alegre, no período que vai de 1933 a 1945. A aproximação do autor com a editora, as colaborações na Revista do Globo e a publicação, pela Globo, de Campo fora (1934), Enquanto as águas correm (1939), Mensagem errante (1942) e, principalmente, de Porteira fechada (1944) foram essenciais para que Cyro Martins conquistasse uma posição no sistema literário do Rio Grande do Sul. O trabalho utiliza um conceito de sistema derivado das noções de Antonio Candido (2010, 2013) e de Itamar Even-Zohar (2013) e aborda tanto a produção literária de Cyro Martins quanto a sua fortuna crítica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.