ENSINO DE LÍNGUAS MINORITÁRIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O TALIAN
Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de estudos envolvendo o Talian, uma variante brasileira pertencente à língua de imigração falada pelos imigrantes italianos. Embora o Brasil tenha recebido diversos imigrantes desde a chegada dos portugueses no século XVI, outras línguas existentes aqui, que não a portuguesa, não são valorizadas nas escolas, sendo estigmatizadas e pertencentes a classe de línguas minoritárias. Desse modo, houve a necessidade de investigar tal língua a fim de apontar as pesquisas da área e relacioná-las com as políticas linguísticas educacionais na atualidade. A pesquisa bibliográfica verificou que há diversos estudos que investigaram o Talian, principalmente sob a sociolinguística. Em geral, observou-se que as ações de ensino dessa língua minoritária são frutos de ações individuais e não políticias municipais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.