ENSINO DE LÍNGUAS MINORITÁRIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O TALIAN

Autores

  • Ariela Fátima Comiotto Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de estudos envolvendo o Talian, uma variante brasileira pertencente à língua de imigração falada pelos imigrantes italianos. Embora o Brasil tenha recebido diversos imigrantes desde a chegada dos portugueses no século XVI, outras línguas existentes aqui, que não a portuguesa, não são valorizadas nas escolas, sendo estigmatizadas e pertencentes a classe de línguas minoritárias. Desse modo, houve a necessidade de investigar tal língua a fim de apontar as pesquisas da área e relacioná-las com as políticas linguísticas educacionais na atualidade. A pesquisa bibliográfica verificou que há diversos estudos que investigaram o Talian, principalmente sob a sociolinguística. Em geral, observou-se que as ações de ensino dessa língua minoritária são frutos de ações individuais e não políticias municipais.

Biografia do Autor

Ariela Fátima Comiotto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística na UNiversidade Federal de Santa Catarina (2020 -) Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Graduada em Letras Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Investiga a psicolinguística das línguas minoritárias e fenômenos como code-switching, code-mixing. 

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Publicado

2021-11-07

Edição

Seção

Artigos Tema Livre