A “QUARENTENA” NA PÁGINA DO JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO NO TWITTER
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a recategorização do objeto de discurso quarentena na página do jornal Diário de Pernambuco na rede social Twitter. Para tanto, o trabalho está ancorado nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Textual, nas figuras de Cavalcante et al. (2014; 2019; 2020) e Mondada e Dubois (2003), dentre outros. Analisamos, durante os meses de março a julho de 2020, os tweets publicados pela página do Diário de Pernambuco, enfocando-nos no objeto de discurso quarentena. Diante desse cenário, observamos, nas interações entre usuário-página, bem como usuário-usuário, intensos processos de recategorização, em que se demonstra a instabilidade característica do referente. Em suma, é possível notar uma gama de postagens de teor agressivo que visam impor determinadas categorizações que não se restringem ao campo do verbal, explorando, também, as múltiplas semioses.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.