UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS VARIÁVEIS “GÊNERO” E “IDADE” NA APRENDIZAGEM DE L2 NO ENSINO MÉDIO

Autores

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é discutir a possível relação entre idade e gênero na aquisição de vocabulário em L2, tendo como campo de pesquisa duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública regular da região de Curitiba, Paraná, Brasil. Como parte da pesquisa, um dos grupos recebeu complementação lexical e o outro foi acompanhado como grupo de controle para que os dados coletados, relativos à aprendizagem lexical, pudessem ser comparados de forma intergrupal e intragrupal entre os participantes dos dois grupos. Todavia, os dados coletados sinalizaram para a necessidade de mais estudos, com maior número de participantes, a respeito do impacto dos fatores “idade” e “gênero” para a aprendizagem de L2.

Biografia do Autor

Ana Mirtiz Veronezi, Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR)

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Docente vinculada desde 2015 à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR).

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Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos Tema Livre