Reflexões sobre a produção e o ensino do texto por meio de uma perspectiva enunciativa. Doi: 10.5212/Uniletras.v.31i2.027036

Autores

  • Marcos Luiz Cumpri Universidade Estadual Paulista - Campus Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i2.1889

Palavras-chave:

Texto, Ensino, Enunciação, Linguística textual.

Resumo

Basicamente, este trabalho visa a fomentar as representações das ocorrências abstratas nos tratados da produção e do ensino do texto. Apesar de a linguística textual privilegiar a coesão, a coerência e a correção em detrimento das representações das atividades simbólicas das línguas naturais, traz-se aqui uma reflexão que passa pelo processo cognitivo (sobretudo por algumas considerações sobre o desenvolvimento da linguagem e da construção do sentido) e pela definição de texto enquanto uma sequência de representações conceituais intersubjetivas para chegar ao bojo do que é proposto nessas páginas: a inserção do sujeito e suas percepções socioculturais nas considerações acerca do ensino da escrita.

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Publicado

2011-02-14

Edição

Seção

Artigos Tema Livre