A construção da subjetividade feminina brasileira em Gabriela, cravo e canela na passagem do séc. XIX para o séc. XX. Doi: 10.5212/Uniletras.v.31i2.115131
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i2.1895Palavras-chave:
feminismo, gênero, representação, subjetividade, identidadeResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as representações de gênero na obra Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado, especificamente nas personagens Ofenísia, Glória, Malvina e Gabriela, uma vez que são suas histórias que estruturam o romance e que marcam o desenrolar dos deslocamentos identitários femininos na narrativa na passagem do final do séc. XIX para o início do séc.XX. Ao analisarmos os discursos que atravessam essas personagens, tomaremos as epígrafes musicais que abrem cada capítulo como chaves interpretativas para as mesmas, concluindo que, apesar de não se tratar de uma obra de cunho puramente feminista, ainda assim, o romance amadiano pode ser visto como uma clara ilustração da construção da subjetividade da mulher brasileira e da construção social do conceito de gênero.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.