Ossos de borboleta sob um céu-e(c)plise: nas dobras em órgãos da coleção de panapaná em régis bonvicino. Doi: 10.5212/Uniletras.v.31i2.133157

Autores

  • Fernando Floriani Petry Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i2.1896

Palavras-chave:

Corpo sem órgãos, Sentido, Verdade, Taxidermia, Poesia de Régis Bonvicino.

Resumo

Este artigo procura manobrar as operações acerca dos mundos de sentidos articuladas em Jean-Luc Nancy – El sentido del mundo – com as considerações de Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre Como criar para si um corpo sem órgãos. Partindo desses filósofos franceses, objetivamos estabelecer as correspondências entre sentido, verdade e deserto por meio das experimentações poéticas de Régis Bonvicino, principalmente em alguns poemas dos livros Ossos de borboleta, Céu-eclipse, Remorso do cosmos e Página órfã, a fim de articular a proposta de uma política máxima da vida. Questionando o que adotamos por sentido natural ou verdade, o percurso deste trabalho é pelos caminhos triviais a que a poesia trivial de Bonvicino nos incita, lendo, por meio das imagens de ossos de borboleta, borboflores, florbelhas, flormigas, na imagem do panapaná – a coleção de borboletas – a possibilidade de adotarmos a atitude de criarmos para nós mesmos um corpo sem órgãos.

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Publicado

2011-02-14

Edição

Seção

Artigos Tema Livre