ENTRE RASTROS E VESTÍGIOS: A ESCRITA DE ESPERANÇA GARCIA CONTRA AS POLÍTICAS DE OCULTAMENTO
Resumo
Objetiva-se empreender uma interpretação da Carta de Esperança Garcia (1770) sobre a relevância da escrita de mulheres negras contra políticas de ocultamento. Tem-se como resultado de análise o entendimento de como suas identidades, por exemplo, padrão de fragilidade e submissão, foram estruturadas sob a perspectiva de outros pontos de vistas. Em contrapartida, escritoras negras, como Sônia Rosa (2012) e Jarid Arraes (2017), se apropriam da Carta para narrar versões ressignificadas da História. Nesses termos, elas propõem, desde suas produções literárias, novos signos positivos de identidade negra feminina a partir de outras leituras e interpretações desse importante rastro/vestígio historiográfico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.