ENTRE RASTROS E VESTÍGIOS: A ESCRITA DE ESPERANÇA GARCIA CONTRA AS POLÍTICAS DE OCULTAMENTO

Autores

  • Jônata Alisson Ribeiro de Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Larissa Silva Pereira

Resumo

Objetiva-se empreender uma interpretação da Carta de Esperança Garcia (1770) sobre a relevância da escrita de mulheres negras contra políticas de ocultamento. Tem-se como resultado de análise o entendimento de como suas identidades, por exemplo, padrão de fragilidade e submissão, foram estruturadas sob a perspectiva de outros pontos de vistas. Em contrapartida, escritoras negras, como Sônia Rosa (2012) e Jarid Arraes (2017), se apropriam da Carta para narrar versões ressignificadas da História. Nesses termos, elas propõem, desde suas produções literárias, novos signos positivos de identidade negra feminina a partir de outras leituras e interpretações desse importante rastro/vestígio historiográfico.

Biografia do Autor

Jônata Alisson Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Letras - Língua Portuguesa/Literatura brasileira e portuguesa (2013) e Mestrado em Letras (2016), ambas titulações obtidas pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Africanidades e Cultura Afro-Brasileira pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura negra das Américas, pesquisando, principalmente, identidade, gênero e decolonialidade.

Larissa Silva Pereira

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Boa Esperança (FAFIBE).

Downloads

Publicado

2022-11-21

Edição

Seção

Artigos Tema Livre