A TRAGÉDIA GREGA – CONSCIÊNCIA E ACEITAÇÃO DO LIMITE COMO MEIO DE ALCANÇAR O CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v22i1.197Resumo
Este trabalho, aqui apresentado, é a terceira versão - inédita - de um estudo que não só faz parte da minha pesquisa acadêmica, como também, e sobretudo, é, para mim, uma questão vital. Esta é até hoje a versão mais completa e mais elaborada. A nossa condição de seres humanos frente à realidade é, desde a Grécia, uma questão pulsante. Procuramos captar e compreender a multiplicidade das coisas que se nos apresentam e o instrumento que temos para isso é sempre o λóγoς em todos seus inúmeros sentidos. Nesse caso, perguntamo-nos, desde sempre: seria esse λóγoς capaz de exprimir todas as realidades que existem para o ser e nos levar ao conhecimento? Tomando como ponto de partida essa pergunta, procuramos em nosso trabalho analisar alguns aspectos da poesia do último dos trágicos gregos, Eurípides, onde observamos as possibilidades da linguagem frente às realidades possivelmente inexprimíveis. Usamos como método a pontuação de trechos de tragédias que tratam do poder do λóγoς e dos seus limites.
Palavras-chave: teatro, tragédia, hybris, limite, conhecimento
Our status as human beings confronted with reality has been, since classical Greece, a palpitating question. We try to capture and comprehend the multiplicity of elements that are presented to us, and the tool we have to do is always the logos, in all the realities that there are for a given being? Departing from this question, in our work, we try to analyze some aspects in the poetry of the last of tragic Greeks, Euripidis, through wich we observed the possibilities offered by language confronted with realities that are possibly inexpressible. In our approach, we used the punctuation in excerpts from tragedies that deal with the power of logos and its limitations.
Key words: theatre, tragedy, hybris, limit, knowledge
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.