CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO-CULTURAL E A CANÇÃO DE CHICO BUARQUE E A DE PAULINHO DA VIOLA
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v22i1.210Resumo
Este artigo efetua incursões, por meio de exame bibliográfico e de observação empírica, pelo contexto político do regime ditatorial, bem como pelos seus reflexos na sociedade brasileira, no que concerne à produção artística, para observar em que medida as canções Construção (1971), Deus lhe pague (1971), Cotidiano (1971), de Chico Buarque; e Comprimido (1973), de Paulinho da Viola podem se configurar como ficção e/ou reconstituição da realidade de sua época e de seu tempo.
Palavras-chave: Comício das Reformas, governo militar, festivais, produção artística, Chico Buarque, Paulinho da Viola.
This paper makes incursions through the bibliographical examinations and empirical observation in the political context of the dictatorial regime, as well as through the reflections on Brazilian society, concerning artistic production, in order to observ in which degree the songs Construção (1971), Deus lhe pague (1971), Cotidiano (1971) fron Chico Buarque; and Comprimido (1973) fron Paulinho da Viola can be configurated as fiction and / or reconstitution of the reality in his epoch and time.
Key words: Reform meeting, militar govermment, festivals, artistic production, Chico Buarque, Paulinho da Viola.
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