A COESÃO TEXTUAL EM MATERIAL DIDÁTICO DESTINADO A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este artigo aborda os processos de coesão textual nos materiais didáticos oficiais denominados “Currículo em Ação e Aprender Sempre”, distribuídos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o Ensino Médio. O objetivo é investigar o conceito de coesão textual nesses documentos destinados a alunos do EM e se esse material tem potencial para contribuir para o desenvolvimento da competência escritora desses estudantes. Teoricamente, esta pesquisa baseia-se na concepção sociointeracionista discursiva da linguagem e nos estudos da Linguística Textual sobre a coesão textual e os processos de referenciação e sequenciação, conforme Koch (2006) e Koch e Elias (2008, 2015, 2017). Trata-se de uma pesquisa documental de caráter qualitativo interpretativo. Os resultados mostram que esses documentos apresentam as atividades sem variedade, sem sistematização teórica sobre o tema e nem mesmo reconhecem os mecanismos de coesão como processos de referenciação e sequenciação.
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