A INSUBMISSÃO FEMININA DE ADDA EM CRUEL AMOR, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA
Resumo
Em Cruel amor, de Júlia Lopes de Almeida, apesar de ter como fio condutor uma comunidade de pescadores na praia de Copacabana, o foco narrativo está sobre as mulheres. É um romance com muitas possibilidades de análises, portanto o recorte deste trabalho está pautado na representação feminina, na figuração da protagonista Adda. Ela é uma jovem insubmissa às regras de um sistema que tende a oprimir as mulheres. Por conta disso, não é bem vista dentro do contexto social que integra. Essa pesquisa de caráter bibliográfico se valeu do texto Sociedade e individuo, de Norbert Elias. Umas das principais considerações a que este trabalho chegou foi a de que Júlia Lopes de Almeida privilegia em suas narrativas o feminino, com o intuito principal de ressaltar o protagonismo não só literário como também social das mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.