A EMOÇÃO DA INDIGNAÇÃO COMO INSTRUMENTO POLÍTICO NOS DISCURSOS DE LULA
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a função da indignação como estratégia enunciativa no contexto político brasileiro, tomando como corpus de análise quatro pronunciamentos de Luiz Inácio Lula da Silva em outubro de 2022 e janeiro de 2023, quando se deram, respectivamente: a vitória eleitoral na disputa presidencial e a posse como presidente eleito. O aporte teórico metodológico se dá nos Estudos Discursivos Foucaultianos, em especial, nos estudos das emoções propostos por Corbin, Courtine, Vigarello e colaboradores (2020a, 2020b, 2020c). As análises revelaram que a indignação se apresenta nos discursos de Lula por meio de três formas predominantes: como estratégia de mobilização política; como estratégia de polarização política e como denúncia à situação política e à injustiça social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.