Paródia e carnavalização: uma leitura do conto “Adão e Eva” de Machado de Assis. DOI: 10.5212/Uniletras.v.33i2.0005
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v33i2.2936Palavras-chave:
literatura, crítica literáriaResumo
p { margin-bottom: 0cm; line-height: 100%; text-align: justify; }p.western { font-family: "Times New Roman",serif; font-size: 12pt; }p.cjk { font-size: 12pt; }p.ctl { font-size: 12pt; }Este artigo apresenta uma breve reflexão teórica sobre a concepção de carnavalização da literatura – de acordo com a teoria bakhtiniana – segundo a qual o carnaval, mesmo não sendo um fenômeno literário, e sim um conjunto de festividades de cunho carnavalesco, cria toda uma linguagem de formas concreto-sensoriais simbólicas que é suscetível de transposição para a linguagem da literatura. Para isso, analisa o conto “Adão e Eva” (2008), de Machado de Assis, cujas características remetem as peculiaridades dos gêneros literários da Antiguidade clássica, como a sátira menipeia, que está impregnada de uma profunda cosmovisão carnavalesca, fazendo com que elementos opostos se combinem e se desviem da sua ordem habitual, mostrando desse modo, uma posição ideológica do autor.
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