Nacionalismo e ambivalência em O sertanejo, de José de Alencar - Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i2.009
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i2.3100Palavras-chave:
Nacionalismo. Ambivalência. O sertanejo. José de Alencar.Resumo
O sertanejo é emblemático para o nacionalismo romântico brasileiro na medida em que declaradamente pretende celebrar a terra e o homem brasileiros representados pelo sertão cearense e pelo herói sertanejo Arnaldo Louredo. Inicialmente procuramos demonstrar como a manipulação do foco narrativo e o emprego repetido do pronome possessivo na primeira pessoa do plural são utilizados para criar a percepção de nação, a que se refere Benedict Anderson. A seguir avaliamos a problemática da pertença em colônias de povoamento para detectarmos ambivalências na caracterização, tanto do protagonista como do proprietário rural e capitão-mor de ordenanças Pires Campelo, fazendo uso das teorias de Homi Bhabha sobre o assunto. A conclusão a que se chega é a de que, apesar da sua aparente simplicidade, a obra acaba por deixar transparecer, na própria tentativa de encobri-las, as complexidades das origens sociais brasileiras, irremediavelmente afetadas pela colonização europeia.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.