Língua portuguesa no ProJovem Urbano. Doi: 10.5212/Uniletras.v.33i1.0010
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v33i1.3554Palavras-chave:
Ensino. Língua Portuguesa. ProJovem Urbano.Resumo
Hoje a língua como interação, a língua em uso, é defendida pelos estudiosos e é objeto de inúmeras orientações para o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. É o caso dos Parâmetros Curriculares Nacionais e seus posteriores desdobramentos. Com o intuito de estabelecer essa relação, parte-se da hipótese de que o material didático elaborado para o programa ProJovem Urbano deveria acompanhar as atuais referências que privilegiam a dimensão sociointeracional da língua portuguesa. Objetivando perceber essas questões realizou-se uma análise das orientações no Manual do Educador e das atividades postas no Guia de Estudos dos alunos, procurando-se apreender a dimensão da textualidade apresentada nas atividades didático-pedagógicas sugeridas. Observou-se, então, que no material específi co de língua portuguesa a proposta é ultrapassada e sua condução está voltada a assuntos e metodologias que não contribuem para o avanço da competência linguística e comunicativa dos alunos que frequentam o programa.
Palavras-chave: Ensino. Língua Portuguesa. ProJovem Urbano.
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