SOU PROFESSOR, SOU ÍNDIO: O SUJEITO NA CAPA DA REVISTA NOVA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v35i1.4678Palavras-chave:
professor-índio, revista, discursoResumo
Resumo:
O discurso não existe sem o sujeito e o sujeito não existe sem discurso. Para a análise do discurso o sujeito só existe pela ideologia e pelo inconsciente, entretanto o sujeito acredita ter uma evidência se ser o dono do seu dizer. Considerando que "um discurso é sempre pronunciado a partir de condições de produção dada" (Pêcheux, 1993, p.77), busca na materialização dos discursos da capa da Revista Nova Escola na edição: n°171 de abril de 2004 debatermos quais os desdobramentos da concepção sujeito indio do discurso na teoria pechetiana, os efeitos de sentido provocado pelo enunciado verbal "Sou professor, sou índio", e outras considerações sobre a capa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.