A REPRESENTAÇÃO DO ASSENTAMENTO IRENO ALVES DOS SANTOS NO DISCURSO JORNALÍSTICO EM MEADOS DOS ANOS NOVENTA
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v35i1.5258Palavras-chave:
Análise do discurso, Jornalismo, Silêncio DiscursivoResumo
Objetivou-se analisar os discursos veiculados pelo Jornal Correio do Povo do Paraná (antigo Correio da Cantuquiriguaçu), em 1996, sobre a ocupação da Fazenda Pinhal Ralo, da empresa Giacomet-Marodin, pelos agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Utilizando-se os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, elencou-se quais foram as condições de produção e de circulação linguísticas, os agentes envolvidos, a memória discursiva sobre a questão agrária brasileira, recuperando posicionamentos sobre a temática e a questão dos silêncios discursivos, que se mostram no Dito e Não-Dito jornalístico. Analisando-se assim, como o discurso produzido representou tais sujeitos no que foi veiculado à época.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.