JOSÉ EDUARDO AGUALUSA, REPÓRTER: "NA ROTA DAS ESPECIARIAS" COMO EXEMPLO DE JORNALISMO LITERÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v35i1.5270Palavras-chave:
jornalismo literário, diário, gêneros autobiográficosResumo
Este artigo aborda a obra Na rota das especiarias – Diário de uma viagem a Flores, Bali, Java e Timor Lorosae, do escritor angolano José Eduardo Agualusa, como um exemplo de reportagem. É destacado, sobretudo, o conflito entre a busca de profundidade e a tentativa de contextualização do leitor, características do jornalismo literário, e a escrita descontínua, cotidiana e, por vezes, superficial do diário, gênero autobiográfico descrito por autores como Clara Rocha, Philippe Lejeune e Maurice Blanchot.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.