IDENTIDADE EM CRISE: UMA ABORDAGEM DE ALEXIS OU O TRATADO DO VÃO COMBATE DE MARGUERITE YOURCENAR
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v35i2.5272Palavras-chave:
identidade em crise, gênero, sujeito em processo.Resumo
O romance Alexis ou o tratado do vão combate, de Marguerite Yourcenar, consiste de uma longa carta, escrita por Alexis (personagem central), que é endereçada a Mônica, sua esposa. Na carta temos o relato de alguns momentos da vida do personagem que revela, principalmente, os conflitos em torno de uma identidade em crise diante da sociedade heterossexista de sua época e perante sua família, que têm por base a instituição do casamento. A análise do conflito relativo à constituição do sujeito e a aceitação de sua sexualidade têm ressonância nos estudos de Michel Foucault, Judith Butler, Susana Bornéo Funck etc, e pode nos confirmar a ideia de que a identidade de gênero ou a identidade sexual são produtos do discurso e da cultura e que o ser humano é um “sujeito em processo”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.