METÁFORAS DA TRANSGRESSÃO EM "AMENDOEIRAS" DE ADRIANA LISBOA

Autores

  • Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v35i2.5489

Palavras-chave:

Formação discursiva, escritoras brasileiras, escrita de mulheres.

Resumo

A pesquisa analisa a escrita de autoria feminina na obra de Adriana Lisboa, mais especificamente no conto “Amendoeiras”. O objetivo é buscar a enunciação feminina em contos produzidos por mulheres, partindo da construção identitária, passando pelos conceitos de multiplicidade nas questões de identidade do sujeito. O texto da escritora interpreta o contexto social no qual a mulher está inserida, construindo, por meio de recursos enunciativos diferenciados, um discurso feminino. Além disso, pretende-se neste trabalho, examinar a relação entre literatura e a presença da mulher nas práticas sociais de uma cultura que se construiu a partir do androcentrismo, que cria imagem negativa do feminino e a projeta como outro. O estudo se propõe a analisar o lugar de onde o sujeito enunciador constrói seu discurso, ou seja, lugar de repetição ou ruptura dos discursos circulantes na sociedade e, ainda, demonstrar como o sujeito histórico feminino formula seu discurso, trabalha a linguagem para produzir sentido e, assim, construir sua história. 

Biografia do Autor

Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira, Unicentro

Pós-doutora pela UFRJ. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina . É Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR). Professora nos cursos de Letras e Comunicação Social-Jornalismo (análise do discurso e Semiótica) atua nas seguintes linhas de pesquisa: Genêro e Representação ; Literatura e Interfaces

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Publicado

2014-01-29

Edição

Seção

Dossiê temático