HOMOFOBIA, SUBSTANTIVO INEXISTENTE: UMA POLÍTICA QUEER PARA A HOMOSSEXUALIDADE

Autores

  • Guilherme Copati Universidade Federal de São João del-Rei e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Barbacena
  • Adelaine LaGuardia Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v35i2.5500

Palavras-chave:

crítica da cultura, estudos de gênero, homofobia, homossexualidade, teoria queer

Resumo

A discussão em torno da homossexualidade e da homofobia, esta última tomada como mecanismo de poder exercido pelo viés do discurso, permite relativizar os limites discursivos da heterossexualidade compulsória e apresentar a proposta de uma política queer para a homossexualidade. A leitura de um artigo de opinião veiculado por Veja propõe uma possibilidade de intervenção militante crítica ao homossexual, pautada em formas subversivas de ativismo e na construção de coalizões abertas para a ação política.

Biografia do Autor

Guilherme Copati, Universidade Federal de São João del-Rei e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Barbacena

Graduado em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei e mestrado em Letras - Teoria Literária e Crítica da Cultura pela mesma instituição. Bolsista do Programa de Incentivo à Pós-Graduação - PIPG/UFSJ. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Barbacena, atuando no ensino de línguas.

Adelaine LaGuardia, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada da Universidade Federal de São João del-Rei, atuando na graduação em Letras e no mestrado em Letras - Teoria Literária e Crítica da Cultura.

Downloads

Publicado

2014-01-29

Edição

Seção

Dossiê temático