ECOS DE UMA LINGUAGEM (ESCRITA) ESQUIZOFRÊNICA EM A PAIXÃO SEGUNDO G. H. DE CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v36i1.6544Palavras-chave:
A Paixão Segundo G. H., Esquizofrenia, Linguagem.Resumo
Este artigo tem por objetivo central refletir sobre como funciona a linguagem de A Paixão Segundo G. H., livro de Clarice Lispector lançado em 1964. G. H., personagem principal, está claramente em um processo de criação textual tentando narrar os acontecimentos do dia anterior, quando foi visitada por sentidos insólitos provindos de um encontro com uma barata. A narradora encontra-se destituída de linguagem já que fora desconfigurada da conduta humana de viver. Agora seu esforço consiste em juntar os fragmentos fonéticos que sobraram para atualizar os sentidos e acontecimentos, recriar os fatos por meio de uma linguagem experimental e gaguejante, que aqui, a partir das ideias de Gilles Deleuze e Félix Guattari, chamamos de Linguagem Esquizofrênica.Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.