Letramento digital, práticas sociais e implicações pedagógicas

Autores

  • Rosiney Aparecida Lopes do Vale Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v36i2.7355

Palavras-chave:

Letramento digital, História da leitura, Ensino de leitura.

Resumo

As atuais formas de leitura decorrem do surgimento de novas práticas sociais, oriundas da vida moderna que, por sua vez, requerem que o sujeito assuma outras ou novas habilidades para lidar com as atividades de leitura e escrita. Numa retrospectiva histórica, constatamos que, da antiguidade clássica até a modernidade, deparamo-nos com uma série de modificações no ato de ler, dependendo das diferentes materialidades que serviram de suporte para os textos. Posto que o surgimento do computador e, mais ainda, da Internet desencadeou novos elementos para se pensar a questão do letramento, redirecionando os modos de ver esse novo conceito, pretendemos, no presente artigo, apresentar uma breve explanação sobre a história da leitura, enfocando as mudanças dos suportes, bem como a mudança no perfil dos leitores frente ao surgimento de novas tecnologias, e propor uma reflexão sobre o papel do professor diante dos letramentos digitais. 

Biografia do Autor

Rosiney Aparecida Lopes do Vale, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestre em Filologia e linguística da língua portuguesa. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho. 

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho

Professora Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. Doutora em Estudos da Linguagem.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Edição

Seção

Artigos Tema Livre