Letramento digital, práticas sociais e implicações pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v36i2.7355Palavras-chave:
Letramento digital, História da leitura, Ensino de leitura.Resumo
As atuais formas de leitura decorrem do surgimento de novas práticas sociais, oriundas da vida moderna que, por sua vez, requerem que o sujeito assuma outras ou novas habilidades para lidar com as atividades de leitura e escrita. Numa retrospectiva histórica, constatamos que, da antiguidade clássica até a modernidade, deparamo-nos com uma série de modificações no ato de ler, dependendo das diferentes materialidades que serviram de suporte para os textos. Posto que o surgimento do computador e, mais ainda, da Internet desencadeou novos elementos para se pensar a questão do letramento, redirecionando os modos de ver esse novo conceito, pretendemos, no presente artigo, apresentar uma breve explanação sobre a história da leitura, enfocando as mudanças dos suportes, bem como a mudança no perfil dos leitores frente ao surgimento de novas tecnologias, e propor uma reflexão sobre o papel do professor diante dos letramentos digitais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.