A conquista do gosto do público leitor: leitores portugueses de prosa de ficção (1768-1820)
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v37i1.8051Palavras-chave:
leitor, imprensa periódica, prosa de ficçãoResumo
O estudo da imprensa periódica portuguesa nas primeiras décadas do século XIX revela o aparecimento de jornais e revistas que foram criados com o intuito de divulgar informação e cultura, mescladas com textos de leitura leve, como as histórias ficcionais. Interessente é notar que, mesmo nos primeiros anos do século, os leitores portugueses já se deparavam com contos ou novelas seriadas, que proporcionavam recreio em meio aos textos sérios, como os de conhecimentos científicos. A novidade nos faz pensar no processo de formação de um leitor específico em Portugal, o da prosa de ficção, que ascendia no país desde o setecentos. A formação do gosto do público leitor, a aliança entre histórias de ficção e periódicos e o comprovado sucesso da mesma são questões que permeiam este artigo, que apresenta resultados parciais de pesquisa de pós-doutorado, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Letras, do Ibilce/Unesp.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.