Vozes de professores em formação inicial em relatórios de estágio supervisionado: contribuições dos estudos pragmáticos
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v37i2.8064Palavras-chave:
Palavras-chave, Sociopragmática, Vozes, Estágio Supervisionado.Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a projeção de vozes de professores em formação inicial em relatórios de estágio supervisionado produzidos no contexto acadêmico do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Tocantins. Tais vozes foram identificadas a partir do uso de dêixis e de certos aspectos verbais na produção escrita. Estamos inseridos no campo dos estudos pragmáticos da linguagem, mais especificamente na sociopragmática, corrente de investigação defendida por Jacob Mey (2001). Ao fazermos uso da concepção de “voz” apresentada pelo pesquisador dinamarquês, mobilizamos também alguns pressupostos dos estudos filosóficos bakhtinianos (2003, 2002), tais como a ideia de polifonia, dialogismo e gênero discursivo. A investigação é do tipo documental e de abordagem qualitativa, pois presumimos que os relatórios de estágio, por serem documentos semiotizadores de práticas sociais específicas, podem ser analisados conforme o princípio da interpretabilidade, sendo este uma possibilidade pertinente para captação de seus sentidos. Os dados revelam vozes de professores em formação inicial que direcionam o texto a um perfil reflexivo, próximo do que se espera da escrita de um relatório de estágio.
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