Lisbon Revisited (1923): uma leitura possível para o homem da modernidade do século XX e XXI
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v37i2.8180Palavras-chave:
sentido, leitor, angústia humanaResumo
RESUMO: Este artigo propõe uma análise do poema Lisbon Revisited (1923), de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa, sustentada nas três etapas de leitura do texto poético elaboradas por Hans Robert Jauss, em seu estudo “O poético na mudança de horizonte da leitura”. Estabelecemos como objetivo perceber se o poema em questão é capaz de suscitar e responder questões ao leitor atual. Em nossa leitura, o seu sentido se configura como reflexo da angústia humana do homem moderno do início do século XX diante da vida. Verificamos, no entanto, que esta questão ainda paira sobre o homem do século XXI que, vivendo em uma sociedade avançada, não encontra alento para o seu fim. Assim, entendemos que o poema Lisbon Revisiteded (1923) respondeu e ainda é capaz de responder aos questionamentos do seu público leitor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.