A abordagem do papel das práticas de letramentos na construção de identidades na sala de aula: um olhar para a discussão sobre raça e etnia na formação de professores

Autores

  • Daiane Franciele Morais Quadros Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Este artigo foi desenvolvido na disciplina Formação de Professores de Línguas, do programa de pós-graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade, aborda reflexões sobre práticas de letramentos para o ensino de línguas e suas influencias nas construções de identidades no contexto escolar. Portanto, discutiremos sobre formação de professores enfatizando a abordagem das práticas de letramentos e o cumprimento da lei 10.639/03. Assim, explicitaremos as teorizações sobre letramentos apresentadas por Street (2006), Kleiman (1995) e Ferreira (2006). Almeida (2015), Dias (2013), Ferreira (2014) e Santos (2013) debatem a relação entre construções de identidades e práticas de letramentos. Ferreira (2006) e Felisberto (2006) salientam que consta nos documentos oficiais, na lei 10.639/03 a obrigatoriedade de promover estudos da cultura africana e afro-brasileira na educação básica despida estereótipos e preconceitos, como práticas de letramentos. Nossa metodologia foi qualitativa e exploratória. Onde constatamos ser imprescindível apresentar tais reflexões, em cursos de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Franciele Morais Quadros, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Formação de Professores, Linguística Aplicada e Letramento

Downloads

Publicado

2020-02-27

Edição

Seção

Artigos Tema Livre