A IMPORTÂNCIA DA CULTURA E DA IDENTIDADE EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Heloisa Scalise Taques Fonseca Sebbagh Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v38i1.8856

Palavras-chave:

Cultura, Identidade, Interculturalidade

Resumo

Este artigo propõe-se a refletir sobre questões relativas à cultura e identidade, no período de globalização,visando despertar o professor de língua estrangeira para a importância da consciência cultural, para se fazer entender e para entender o “outro”. Afim de se evitar a criação de estereótipos e preconceitos, a aprendizagem não deve ser somente focada no desenvolvimento da competência comunicativa. É preciso considerar o debate intercultural, inclusive familiarizando os alunos com sua própria cultura, pois só assimila a cultura do outro quem conhece a sua própria. Uma língua é reflexo dos valores culturais da sociedade na qual ela está inserida. Portanto, a competência linguística não é o bastante para assegurar a plena comunicação, devendo-se considerar as relações interculturais. Assim, ao se aprender uma língua estrangeira, não se está somente desenvolvendo a competência comunicativa, mas também, transformando-se a si próprio, no contato com novo contexto cultural. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito dos temas e as reflexões propostas pretendem favorecer uma melhor compreensão do homem pós-moderno e contribuir para o desenvolvimento de uma visão crítica e transformadora do mundo, bem como para o aperfeiçoamento do trabalho em sala de aula e consequentemente do processo de ensino- aprendizagem de línguas.

Biografia do Autor

Heloisa Scalise Taques Fonseca Sebbagh, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Linguística Aplicada, Ensino- Aprendizagem de línguas estrangeiras

Downloads

Publicado

2017-04-18

Edição

Seção

Artigos Tema Livre