A IMPORTÂNCIA DA CULTURA E DA IDENTIDADE EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v38i1.8856Palavras-chave:
Cultura, Identidade, InterculturalidadeResumo
Este artigo propõe-se a refletir sobre questões relativas à cultura e identidade, no período de globalização,visando despertar o professor de língua estrangeira para a importância da consciência cultural, para se fazer entender e para entender o “outro”. Afim de se evitar a criação de estereótipos e preconceitos, a aprendizagem não deve ser somente focada no desenvolvimento da competência comunicativa. É preciso considerar o debate intercultural, inclusive familiarizando os alunos com sua própria cultura, pois só assimila a cultura do outro quem conhece a sua própria. Uma língua é reflexo dos valores culturais da sociedade na qual ela está inserida. Portanto, a competência linguística não é o bastante para assegurar a plena comunicação, devendo-se considerar as relações interculturais. Assim, ao se aprender uma língua estrangeira, não se está somente desenvolvendo a competência comunicativa, mas também, transformando-se a si próprio, no contato com novo contexto cultural. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito dos temas e as reflexões propostas pretendem favorecer uma melhor compreensão do homem pós-moderno e contribuir para o desenvolvimento de uma visão crítica e transformadora do mundo, bem como para o aperfeiçoamento do trabalho em sala de aula e consequentemente do processo de ensino- aprendizagem de línguas.
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