ENTRE O SILENCIAMENTO E A ACLAMAÇÃO, DISCURSOS SOBRE PAULO COELHO
Resumo
O presente trabalho objetiva, de maneira geral, analisar o discurso sobre Paulo Coelho, tendo em vista a forte adesão do público à sua obra e a indiferença/silêncio da crítica em relação ao se papel na Literatura Brasileira. Partimos da hipótese de que havia um público cativo dos escritos de Paulo Coelho, o qual constitui um discurso de aclamação, bem como o grupo da crítica literária, para quem a escrita de Coelho não agrada, este grupo endossaria, segundo nossa hipótese, o discurso da indiferença ou do silêncio. Ao buscarmos os discursos sobre Paulo Coelho, verificamos que nossa hipótese, em parte, justifica-se, porém há outros sentidos envolvidos nesse discurso, o que o torna mais complexo que o esperado. Encontramos formações discursivas (FDs) relativas à indiferença e à aclamação, conforme nossa hipótese previa, mas também FDs relacionadas à repulsa e ao questionamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.