Efeitos da política cambial sobre a balança comercial brasileira no período de 2000 a 2007
Resumo
Este trabalho analisou o desempenho de todos os setores que contribuíram para o resultado do saldo da balança comercial no período de 2000 a 2007. As exportações brasileiras apresentaram crescimento médio anual de 8,33% no período de depreciação cambial (2000 a 2003), e continuaram crescendo em média 16,75% a.a. no período de apreciação cambial ‒ desfavorável às exportações (2004 a 2007), inclusive com melhoria de alguns setores que exportaram a taxas médias decrescentes entre 2000 e 2003. As importações se mostraram mais sensíveis aos impactos causados pela política cambial, evidenciando um comportamento conforme antecipa a teoria econômica. O país que importava a taxas decrescentes entre 2000 e 2003 (-5,8% a.a.) aumentou, em média, 24,26% a.a. sua demanda por bens importados, favorecido pela valorização da moeda interna. Com relação ao resultado da balança comercial, em que se consideraram vinte e quatro setores, quinze setores contribuíram com superávit de aproximadamente 341,81 bilhões de dólares, enquanto nove setores tiveram déficit de 145,99 bilhões de dólares. O principal fator responsável pelo crescimento das exportações, em período de apreciação cambial, foi crescimento da demanda mundial.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.