Eficiência produtiva do segmento da madeira compensada no Estado do Paraná
Resumo
Considerando que o segmento produtivo da madeira compensada passa por reestruturações mundiais, este artigo busca avaliar o desempenho produtivo das empresas paranaenses, bem como sugerir ferramentas para que elas aumentem a competitividade. Aqui são avaliados indicadores de eficiência produtiva, obtidos através de amostragem direta, a uma parcela significativa de empresas de compensado do Paraná, durante os meses de março a junho de 2002 (42% das empresas paranaenses), e de março a maio de 2007 (34% das empresas). Foi observado um crescimento na eficiência produtiva de determinados tipos de empresas, principalmente nas empresas de compensados de Pinus. Este crescimento está baseado no uso mais intensivo da capacidade nominal e não necessariamente na melhoria tecnológica. Outro tipo de empresa que obteve melhorias foram as de compensados para construção civil, impulsionadas pelo crescimento do setor. As demais empresas mantiveram suas produções constantes mesmo com o crescimento geral da economia Brasileira. Assim, por meio dessas informações, torna-se possível embasar e definir estratégias empresariais e setoriais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.