Análise das Inovações da Produção de Oleainosas: o Caso da Indústria do Biodiesel
Resumo
Após a consolidação do etanol de cana-de-açúcar como um combustível limpo e renováve, o Brasil quer assegurar o mesmo êxito em uma nova frente: o biodiesel. Viabilizada a partir de várias fontes oleaginosas que se unem à inovação tecnológica, a produção está sendo estimulada como fator de inclusão social de milhares de agricultores familiares pelo País afora. Assim, o objetivo desse estudo foi identificar quais são as inovações que os produtores-fornecedores de matéria-prima da BS-Bios deverão incorporar nas suas práticas produtivas, que repercutem diretamente na competitividade da empresa. O trabalho é qualitativo como estudo de caso e teve a coleta dos dados na literatura e mediante entrevistas aos elos da cadeia produtiva do biodiesel. Como resultados significativos do estudo, notou-se que existem inovações e quebras de paradigmas importantes a serem introduzidas em toda cadeia produtiva, especialmente no elo da produção de matéria-prima. Enfatizou-se a adoção de culturas alternativas pelos produtores rurais, novas técnicas e manejos de cultivos, otimização do sistema de produção, além da necessidade de aporte de instituições de PD&I para que essas inovações sejam implementadas, aumentando a competitividade da cadeia produtiva do biodieselDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.